Entr'acte, 1924



realização: René Clair
argumento: Francis Picabia
musica: Erik Satie
com Marcel Duchamp, Man Ray, Erik Satie, Francis Picabia entre outros

«Esta divertida curta-metragem, em que figuram inúmeras celebridades da época (pintores, escritores, jornalistas), foi criada por Francis Picabia e René Clair para servir de interlúdio filmado no bailado «instantaneista» Relâche, uma criação do Ballets Suecos de Rolf de Maré. A musica de acompanhamento foi composta por Erik Satie. O sucesso foi imediato, o que lhe valeu ser projectado em seguida, separadamente, nas salas de vanguarda.
É uma espécie de «cinema automático», na linha do movimento Dada (ao qual Picabia aderiu). René Clair aproveita para homenagear Méliès e as perseguições loucas da escola Pathé, que tinham feito as delicias da sua juventude. Ao contrário de Um Cão Andaluz, muito mais mordaz, que será realizado depois por Luis Buñuel e Salvador Dali, Entreacto não pretender chocar, mas apenas divertir. nas palavras de Picabia, este filme «não acredita em muita coisa, a não ser o direito de morrer a rir…».»

Claude Beylie, in "Os filmes-Chave do Cinema" pergaminho, 1997

nota: Em 1968 foi apresentada uma versão reconstituída de "Entreacto" com música original de acompanhamento de Erik Satie (orquestrada e dirigida por Henry Sauguet).

Sem comentários: