uma boa reedição...


Acaba de ser lançado pela editora Assírio & Alvim a reedição de mais uma pérola perdida, Eu Antonin Artaud, anteriormente editado pela já extinta editora Hiena. Recordo que em 2004 já tinha saído a terceira edição de Van Gohg o suicidado da sociedade pela Assírio & Alvim, reedição da reedição, a primeira edição pela & etc em 1983 e a segunda pela Hiena em 1989. Ainda fica por reeditar muita coisa de Antonin Artaud, mas para os que pouco conhecem da sua vasta obra este talvez seja um bom ponto de partida, trata-se de uma magnifica antologia de textos essenciais para compreender a sua vida e obra.


«Foi em 1918 que senti em mim as primeiras dentadas destas ondas internas da alma que nos atormentam para ganharem forma. Música, teatro, pintura, poesia, eu compreendia que já não bastariam concretizações como estas, concretizações um dia destinadas a perecer e a perder força, e que o fogo que em mim ardia precisava de corporizações totalmente diferentes. Mas como desarrumar o real até chegar a esta encarnação maior de uma alma que consegue, encarnada num corpo, impor-lhe a carne sexual dura, a carne de alma do seu verdadeiro corpo?»

Antonin Artaud, in "Eu, Antonin Artaud" assírio & alvim, 2007



p.s. para os interessados em adquirir algumas dessas obras anteriormente editadas pela Hiena e pela & etc basta fazer uma visita à livraria letra livre