A Sangue Frio


Irving Penn [Truman Capote ]


O ameriano Truman Capote foi um escritor versátil, mas a sua grande obra foi o romance não-ficção A Sangue Frio, que conta a história da morte da familia Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina.
Capote decidiu escrever sobre o assunto ao ler no jornal a notícia do assassinato da familia em 1959. Quase seis anos depois, a história foi publicada em quatro partes na revista The New Yorker. Além de narrar o exterminio do fazendeiro Herbert Clutter, da sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon, o livro reconstitui o percurso dos assassinos, Perry Smith e Dick Hikcock.
A intensa relação que o Capote estabeleceu com as suas fontes foi determinante para o êxito da obra. Além de passar mais de um ano na região de Holcomb investigando e conversado com moradores, aproximou-se dos criminosos e conquistou a sua confiança. Traçou um perfil humano e eloquente dos dois "meninos", como costumava chamar-lhes.
O filme Capote de Bennett Miller, com Philip Seymour Hoffman no papel de Truman Capote estreia em Portugal no dia 2 de Março, baseado na escrita deste romance e candidato aos Óscares, já ganhou o prémio dos Críticos de Nova Iorque e o Globo de Ouro 2006 para o melhor actor principal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vi um excerto do filme e o mínimo que posso dizer face ao papel de Hoffman, é que estamos perante uma entrega redentora. O seu desempenho é inacreditável. É desde já um dos melhores actores da sua geração, uma certeza do cinema actual de qualidade e tornar-se-á por certo uma lenda para as gerações vindouras. Bem haja.

Anónimo disse...

...é mais Truman Pacote...