em julho nas livrarias...


«Este é o primeiro de três volumes que constituem os diários e apontamentos de Susan Sontag — e um surpreendente registo da formação de uma grande figura intelectual. O livro começa com entradas diarísticas dos anos de faculdade e as primeiras experiências ficcionais; e acaba em 1963, quando Sontag já se tornara participante e observadora da vida intelectual e artística da cidade de Nova Iorque.
Renascer é um auto-retrato caleidoscópico de uma das maiores escritoras e pensadoras norte-americanas, dona de uma curiosidade voraz e de um intenso apetite pela vida. Ao longo das suas páginas compreendemos a complexidade da sua escrita de juventude, partilhamos os encontros com escritores que ajudaram a formar o seu pensamento, e somos arrebatados pelo seu brilho incontestável.
Susan Sontag foi uma das mais importantes e influentes intelectuais norte-americanas da segunda metade do século xx. Foi professora universitária, activista na defesa dos direitos das mulheres e dos direitos humanos em geral, foi ficcionista e ensaísta amplamente premiada e traduzida. A sua escrita foi presença assídua nas publicações The New Yorker, The New York Review of Books, The New York Times, The Times Literary Supplement, Art in America, Antaeus, Parnassus, The Nation, e Granta, entre outras. Susan Sontag teve um filho, David Rieff – editor do diários que agora se publicam –, e viveu os últimos anos da sua vida com a fotógrafa Annie Leibovitz.
Susan Sontag nasceu em 1933 em Nova Iorque, cidade onde morreu, em 2004.»

Susan Sontag "Renascer" quetzal, 2010
trad. Nuno Guerreiro Josué

1 comentário:

Nuno Monteiro disse...

Sinto que estão a matar o livro... aqui há dias entrei numa livraria e tinham revisto o preço dos livros - aumento do IVA. subidas de dois e três Euros. depois aqui del rei que não há quem leia...
nem todos se podem deslocar ao mercado da Ribeira à feira do livro...
Sinto que estão a matar o livro...