brevemente...


Festejado como um acontecimento editorial pela crítica e amantes de todo o mundo da obra de Julio Cortázar, «Papéis inesperados – escritos inéditos» é uma deslumbrante colecção de textos inéditos e dispersos escritos pelo autor de Rayuela durante toda a sua vida e recentemente encontrados num móvel da sua casa no XV Bairro de Paris. Os protagonistas desta surpreendente história - que recorda o baú de inéditos de Pessoa - são Aurora Bernárdez, a sua viúva e herdeira universal, e o especialista na obra do autor, Carles Álvarez Garriga, responsáveis pela edição do livro.

Dividido em 3 partes (prosas, entrevistas perante o espelho, poemas), reúnem-se neste volume contos nunca antes publicados em livro; histórias de cronópios julgadas desaparecidas; um capítulo suprimido de Rayuela; textos sobre literatura, política, viagens, «de emergência», de «palmada-nas-costas»; auto-entrevistas; poemas inéditos, e muitos outros autênticos tesouros que oferecem ao leitor uma visão completa das várias facetas da escrita de Julio Cortázar.

Julio Cortázar "Papéis inesperados" cavalo de ferro, 2010
trad. Sofia Castro Rodrigues e Virgílio Tenreiro Viseu

2 comentários:

Nuno Monteiro disse...

só tenho a agradecer a edição...

Rui Gonçalves disse...

Depois do imenso prazer de ler "Rayuela" e "A Volta ao Dia em 80 Mundos", este será mais um livro de aquisição obrigatória.