O Anjo Literário


Porque é que alguém começa a escrever? Existirá o momento da primeira inspiração literária, de um despertar narrativo?Ao inquirir sobre a entrada do mundo da literatura nas vidas de Herman Hesse, Ernest Hemingway, Raymond Carver, Ricardo Piglia e Vladimir Nabokov, o narrador deste livro, que pode ser – ou não – o autor Eduardo Halfon, tenta descobrir esse preciso e fugaz instante em que um anjo voando por cima da cabeça de uma pessoa a obriga a entrar no mundo da literatura. Mas esse momento existirá realmente?
«O Anjo literário» é uma pesquisa apaixonante sobre a literatura e o processo criativo dos autores. Um livro que não é simples de catalogar, um género híbrido, entre a ficção, o diário fragmentário, a recolha de contos, o ensaio e a entrevista, e que oferece um mosaico sobre o arranque literário de numerosos escritores, ao mesmo tempo que vai descrevendo e registando de forma reflexiva o próprio processo da sua escrita.


Eduardo Halfon nasceu em 1971 na cidade de Guatemala. Estudou Engenharia Industrial na North Carolina State University e leccionou literatura na Universidade Francisco Marroquin, Guatemala. Vive actualmente em La Rioja, Espanha. Publicou os romances «Esta no es una pipa», «Saturno» (Alfaguara) e «De cabo roto» (Littera books), para além de inúmeros contos, dispersos em diversas publicações. O «Anjo literário» foi finalista do prémio Herralde.

Eduardo Halfon "O Anjo Literário" cavalo de ferro, 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixou-me agua na boca...vou tentar ler...obrigado