Leitura recomendada...


«UM GOVERNO que punisse todos os vícios de maneira imparcial é segundo toda a evidência de tal maneira impossível que nunca se viu, nem verá, uma pessoa tão estúpida que o propusesse. O máximo que se pode propor é que o governo puna um vicio ao acaso, ou quando muito alguns, ou aqueles que considera repugnantes. Mas trata-se de uma discriminação totalmente absurda, ilógica e tirânica. Que direito pode ter seja que grupo de homens a dizer: "nós puniremos os vícios dos outros homens mas ninguém punirá os nossos próprios vícios. Nós limitaremos os outros homens na sua aquisição de qualquer conhecimento experimental conducente, ou necessário, à própria felicidade; mas a nós ninguém nos limitará na nossa aquisição de um conhecimento experimental conducente, ou necessário, à nossa própria felicidade"?
Só os ingénuos e os imbecis podem ter a ideia de proceder a suposições semelhantes. E no entanto, segundo toda a evidência, só suposições semelhantes podem permitir quem quer que seja reclamar o direito de punir os vícios de outrem e proclamar, ao mesmo tempo, a impunidade dos seus próprios vícios.»

Lysander Spooner, in "os vícios não são crime" fenda, 1999


«Se existe na natureza um principio de justiça, esse é necessariamente o único princípio político que jamais existiu ou existirá. Todos os outros princípios ditos políticos, princípios que os homens têm o hábito de inventar, nada têm de princípios. São ou puras vanglórias de simples de espirito, que imaginam ter descoberto qualquer coisa de melhor que a verdade, a justiça e a lei universal, ou as astúcias e os pretextos a que recorrem egoístas e celerados a fim de obterem a glória, o poder e o dinheiro.»

Lysander Spooner, in "insultos a chefes de estado" fenda, 1999

1 comentário:

Ana Cristina Leonardo disse...

infelizmente, o que não faltam são pessoas estúpidas