Charles Fourier [ quadro analítico da corneação ] & etc, 1980


CORNUDO ALERTA, ou CAUTELOSO, é um finório que sabe todas as manhas do amor, fareja de longe os galanteadores tomando disposições sábias para os derrotar. O general mais dextro não deixa, porém, de experimentar revezes na carreira. Por isso este possui vantagens assinaláveis sobre os concorrentes e assim mesmo acaba em submeter-se ao habitual destino, passando a cornudo e não dos menores.

CORNUDO MÍSTICO, ou SANTARRÃO, é o que evita o perigo rodeando a sua mulher de padres e pessoas devotas, entre as quais deixa intrometer-se um que outro tartufo, um que outro libertino que hão-de pregar-lhos em plena testa, para maior glória de Deus.

CORNUDO ORTODOXO, ou DOUTRINADO, é o catecúmeno da profissão, o que tem fé, crê nos princípios e nos bons costumes. Tal como as pessoas de bem, pensa que os libertinos dizem mais do que fazem; e as mulheres honestas são em maior número do que se imagina, não havendo bom proveito em acreditar levianamente nas más-linguas. Se chega a ter suspeitas, tão rodeado está, e catequizado, que decide acreditar nos verdadeiros princípios da profissão e ter forte esperança no natural bom fundo da esposa, na sã influência que sobre ela a moral exerce.

CORNUDO VIRTUOSO é um apaixonado em ciências ou artes que se toma de afecto por todos os Mestres. Se é melómano, basta uma ária de cornamusa para enfileirar o executante nos seus favoritos, deixando que faça intimidade com a sua mulher a quem, de resto, recomenda calorosamente os amantes pelas relações que mantêm com a arte. Ela avalia-os, no entanto, sob outros pontos de vista.

CORNUDO POR MILAGRE é aquele cuja mulher, há muito estéril, encontra outro homem com mais jeito e engravida perante a surpresa geral, não deixando de atribuir o facto a uma novena, a uma promessa feita à Virgem ou, mesmo, a uma viagem a termas que lhe facultou agentes prolíficos de mais de uma espécie. O marido que todos felicitam calando, embora, muito do que pensam, hesita como S. José entre o riso e a cólera: «Tenho cá umas dúvidas que não há maneira de conseguir tira...» Transforma-se assim, num CORNUDO POR MILAGRE e o seu rebento num verdadeiro filho de bênçãos.

CORNUDO DE REPOUSO é o casado com uma mulher tão feia que, nem ele nem os outros. a imaginam capaz de arranjar amante. Será este o caso que á mulher confere melhores possibilidades de um divertimento tranquilo, pois amantes há-de encontrá-los sempre, mais não seja com liberalidades ou pelo capricho de alguns homens em gostar das feias.

CORNUDO OPTIMISTA, ou JOVIAL, é o que vê tudo cor-de-rosa, se diverte com as intrigas da mulher, bebe à saúde dos cornudos e consegue distrair-se com sucessos que aso outros fazem arrancar mãos cheias de cabelos. Não será de todos o mais sábio?


Charles Fourier (1772-1837)

Sem comentários: