leitura recomendada...


«A partir da vida de empregados de escritório em Nova Iorque, de um taxista que ambiciona a imortalidade, de jovens romancistas frustados, de professores desprezados pelos alunos, de homens do subúrbio e das suas mulheres deprimidas e negligenciadas, de aperitivos e martínis e bares de jazz sem "glamour" nenhum, Richard Yates constrói um mosaico assombroso dos anos 1950, período em que o sonho americano começava finalmente a concretizar-se e, em simultâneo, a revelar um grande vazio. Publicado a seguir ao romance que o consagrou - "Revolutionary Road" -, o conjunto de onze histórias - ilustrando cada uma delas uma vertente desses Onze Tipos de Solidão - cria, para lá do retrato, uma forte atmosfera de alienação e desajustamento social.»

Richard Yates "Onze tipos de solidão" quetzal, 2011
trad. Nuno Guerreiro Josué

4 comentários:

Madame Bovary disse...

vou ler, então. há já algum tempo que sigo as tuas recomendações. a última foi o rui nunes: um belo murro no estômago.
um beijinho,

miguel. disse...

o rui nunes tem esse dom :)... este último livro dele até nem é dos "piores", mas tem coisas bem melhores, "O Grito" por exemplo.

beijinhos

Madame Bovary disse...

ok, vou emprestar os olhos a esse também. mas eu gostei deste, muito, de uma forma desconfortável, talvez por conhecer aquela experiência de medo que nos acomete numa rua qualquer.
um beijo

vania disse...

Estou agora a ler este livro e apesar de algumas histórias me deixarem com aquele saborzinho agridoce de uma história mal contada... há outras que são realmente fascinantes!