FASTOS

O Verão estava sobre a sua rocha preferida quando tu me apareceste, o Verão cantava afastado de nós que éramos silêncio, liberdade triste, mar mais ainda do que o mar, cuja enorme comporta azul brincava aos nossos pés.
O Verão cantava e o teu coração nadava longe dele. Eu beijava a tua coragem, entendia a tua perturbação. Estrada através do absoluto das vagas em direcção a esses altos picos de escuma onde navegam virtudes assassinas para as mãos que seguram as nossas casas. Não éramos crédulos. Éramos rodeados.
Os anos passaram. As tempestades morreram. O mundo partiu. Sofria por sentir que era o teu coração que já não me conhecia. Eu amava-te. Na minha ausência de rosto e no meu vazio de felicidade. Eu amava-te, mudando em tudo, fiel a ti.


René Char, in "Furor e Mistério" relógio d'água, 2000
trad. Margarida Vale de Gato

Sem comentários: